Mundo de Smith
  • Home
  • About me
  • Vídeos
  • Projetos Educativos

Projeto "Os Vegetais" (primeira etapa)

7/26/2013

1 Comment

 
 Imagem
Durante o terceiro bimestre, no Segundo Ano do Ensino Fundamental, os alunos aprendem sobre os vegetais. Começamos então um projeto, onde estamos pesquisando e analisando as estruturas que compõem as plantas (raízes, caule, flores, frutos e sementes). 

O projeto “Os Vegetais” está sendo desenvolvido com alunos do Segundo Ano do Ensino Fundamental e visa complementar os conteúdos de Ciências do terceiro bimestre, explorando conceitos relacionados a morfologia e ecologia dos vegetais.
Nesta primeira etapa, desenvolvida durante duas semanas, os alunos aprenderam as principais características das plantas através de uma roda de discussões e atividades práticas. Estas últimas, elaboradas com auxílio de atividades artísticas, envolvendo práticas com origamis além de desenhos e pinturas.
Durante as aulas iniciais deste projeto os alunos foram questionados sobre o que conheciam dos vegetais e posteriormente observaram e analisaram, juntamente com o professor, diversas ilustrações de plantas brasileiras e de outras existentes no Japão.
Procurou-se observar as principais estruturas existentes nas plantas e compreender as funções de cada uma delas. Assim, foram apresentados aos alunos os conceitos de raiz, caule (tronco), folhas, flores e frutos. Sempre que possível estes conceitos foram relacionados com plantas que eles conhecem, principalmente com aquelas utilizadas na nossa alimentação.
Após esta primeira etapa, passamos a elaboração de uma árvore para decorar a sala de aula.


 Imagem
Elaborando o "corpo" da nossa árvore.
Em seguida os alunos elaboraram folhas, utilizando moldes de cartolinas previamente construídos. Os moldes, de dois tamanhos diferentes, foram utilizados para recortas inúmeras folhas verde-escuras e verde-claras. Após o recorte elas ainda foram decoradas com Giz Pastel para o desenho de suas nervuras.

 Imagem
Elaborando as folhas da nossa árvore.
 Imagem Alunos pintando o solo.
Depois pintamos algumas cartolinas para confeccionar o solo onde nossa árvore seria afixada. 
A partir deste momento, os alunos foram questionados: que tipo de árvore deveríamos fazer? 
Dei alguns exemplos como: macieira, pessegueiro, limoeiro etc. Os alunos sugeriram pé-de-melancia e eu expliquei que a melancia não dava em árvores. A discussão sobre o tipo de árvore que estávamos confeccionando foi muito rica, pois possibilitou explicar mais sobre as plantas, além de apresentar aos alunos nomes de árvores que eles ainda não conheciam.
Por unanimidade foi escolhido a Laranjeira. Assim, o próximo passo foi elaborar nossas laranjas com papel de origami.
Os meus alunos adoram fazer origamis e eu gosto muito de aplicar esta atividade pois é um momento quando eles ficam atentos a tudo que lhes é explicado. Durante a confecção das laranjas fui conversando sobre a função dos frutos para a planta, além de algumas curiosidades sobre esta fruta. Falei que a laranja era originária da China, que era rica em vitamina C, que existiam várias espécies de laranjas, entre outras coisas.

Para finalizar, com a ajuda dos pequenos, eu montei a nossa laranjeira e posteriormente afixamos as fotos que havíamos observados durante a aula. Na aula seguinte trouxe algumas fotos das flores, frutos e sementes da laranjeira para que eles pudessem observar.
Como avaliação, eles ainda preencheram algumas fichas sobre as informações exploradas durante as atividades e foram alertados para a continuação do nosso projeto na próxima semana, quando iremos explorar as plantas através de alguns experimentos.


Veja abaixo mais fotos deste projeto:

1 Comment

Estudo do Meio: Aquário de Água Doce de Gifu

7/13/2013

3 Comments

 
Picture
No Japão, na cidade de Kakamigahara (Província de Gifu), está localizado o Aqua Totto: Gifu World Fresh Water Aquarium (Aquário de Água Doce de Gifu).
Todos os anos a Hiro Gakuen, escola onde trabalho, organiza um passeio para este “museu vivo”, onde os alunos podem conhecer diversas espécies de animais aquáticos, de vários continentes. Entre os animais mantidos pelo aquário, está o pirarucu Arapaima gigas, um dos maiores peixes de água doce do mundo, encontrado na região amazônica.
Organizado em quatro andares, a exposição foca espécies do rio Nagara do Japão (um dos principais rios da província de Gifu), além dos rios Congo, Mekong e do Amazonas. 

Além de peixes, podemos encontrar no Aqua Totto anfíbios como os dendrobates (sapinhos coloridos e venenosos da América do Sul) e da salamandra gigante japonesa; mamíferos como lontras e capivaras e invertebrados como lagostins, camarões e a barata d’água.
A exposição, muito bem organizada e belíssimamente diagramada, permite com que o visitante conheça e observe os animais com extrema nitidez e compreenda mais sobre a importância dos ambientes aquáticos.
Meus alunos do Sexto Ano se divertiram muito explorando o aquário durante este Estudo do Meio, que visou complementar na prática o tema que estamos estudando em Ciências: A Água.
É essencial que a aprendizagem científica da realidade sempre parta da experiência de seus participantes. Assim, do contato com o meio, do interesse estimulado por ele, surgirá a motivação pelo estudo dos múltiplos problemas que se apresentam na realidade. 
Nas próximas semanas iremos trabalhar com as informações coletadas durante esta atividade para produção de diversos materiais sobre “A importância e a conservação dos mananciais de água doce”.
Veja algumas fotos do nosso passeio:

3 Comments

A Arte do Origami

7/7/2013

0 Comments

 
Picture
Origami é uma palavra de origem japonesa constituída a partir da união das palavras ori (dobrar) e kami (papel). Segundo Koda (1986), a arte do origami nasceu na China e após quinhentos anos foi levada para o Japão, no começo do século 6, por um monge budista chamado Tonchyo, sacerdote, doutor e físico da Coréia, que trouxe para o Japão, além dessa arte, a pintura e a fabricação de tinta. Esta atividade artística é bastante presente no cotidiano das crianças que vivem aqui no Japão. Trata-se de um material barato, de fácil aquisição, com diversos tamanhos, texturas e cores.
Através do Origami é possivél explorar formas geométricas na construção de figuras e objetos, conforme já foi apresentado anteriormente no post: Oficina "Ciência e Arte: O Origami no Ensino de Geometria"
Durante a elaboração das dobraduras, as figuras vão se alternando, o que permite com que o aluno mantenha-se atento a atividade, relacionando e entendendo os conceitos apresentados de forma prática e concreta. Esse trabalho favorece ainda a observação e construção de diferentes formas geométricas, possibilitando ao aluno reconhecer as semelhanças entre elas, podendo assim compor e decompor figuras, além de compreender algumas simetrias como características destas figuras.

Picture
Elaborando um mapa dos ecossistemas brasileiros e alguns de seus habitantes, confeccionados com origami.
O tipo de papel selecionado para o desenvolvimento desta arte manual é também muito importante.  À princípio, qualquer papel serve para fazer dobraduras, porém papéis espessos acabam dificultando a formação de vincos nas dobras e/ou quando o fazem podem acabar rasgando com facilidade.
Os papéis japoneses são excelentes para a confecção de origamis complicados, com muitas dobras. Aqui no Japão eles são baratos e abundantes, nas mais variadas cores e texturas e já vem cortados no tamanho exato (15x15 cm). Caso não seja possível adquirí-los, uma possibilidade é utilizar papéis de presente, os quais são fáceis de dobrar e valorizam o trabalho devido suas inúmeras estampas de cores vivas. 

Dobraduras com poucas dobras, podem ainda ser feitas com papéis mais simples, até mesmo com sulfite branco, e posteriormente coloridos com lápis de cor ou giz de cera. 
Além da escolha e seleção do material, o importante na confecção do Origami é ser paciente e criativo para desenvolver seus trabalhos.





O Youtube está repleto de vídeos que ensinam a fazer belíssimos origamis. Adicionei alguns deles abaixo:
0 Comments

Acampamento Multicultural em Takayama

7/3/2013

0 Comments

 
Picture
Alunos do Quarto, Quinto e Sexto ano da Escola Brasileira Professor Kawase - Hiro Gakuen (cidade de Ogaki, província de Gifu - Japão), participaram durante três dias de um Acampamento Multicultural juntamente com alunos japoneses.
A atividade, organizada através de contatos com a Universidade Tokai, foi realizada na cidade de Kyiomi, localizada na região de Takayama na província de Gifu. Na ocasião fomos orientados pelo grupo Taikensoko Kakehashi, que organiza acampamentos com escolas, oferecendo atividades pedagógicas e recreativas.


PictureAlunos almoçando no Parque Pasukaru Kyiomi.
Foi uma excelente oportunidade para que meus alunos experimentassem um intercânbio cultural com japoneses da mesma faixa etária deles, além de uma harmoniosa convivência com a natureza.
Desta forma, as crianças puderam experimentar um ambiente totalmente diferente, longe do barulho e agitação do meio urbano do Japão. Entre as atividades desenvolvidas gostaria de destacar:

PictureProntos para dormir!


  • A sensação de dormir em barracas. A maioria relatou que nunca havia tido esta experiência antes e gostaram bastante; 

PictureAlunos com peixes.


  • Participar de uma pescaria, sem varas, coletando os peixes com as “próprias mãos”, os quais ainda forma limpos e preparados por eles para o jantar;

PicturePreparando bolinhos de arroz (Oniguiris).


  • Auxiliar no preparo de todas as refeições, além da limpeza das louças.  

PicturePasseio na floresta.


  • Caminhar por trilhas na floresta do Parque Pasukaru Kyiomi,  observando rastros de animais, plantas exóticas e ouvindo os sons da natureza;

PictureAluno com sua bateia, garimpando no rio Maze.


  • Garimpar ouro no rio. Nesta atividade, munidos de batéias, eles garimparam a areia das margens do rio em busca de minúsculos minérios de ouro existentes na região.

Foi uma experiência incrível para meus alunos, que puderam ter contato direto com a natureza além de aventurar-se por atividades que reforçaram o senso de responsabilidade, liberdade e autonomia.


Confira outras fotografias do Acampamento Multicultural abaixo:
0 Comments
    Imagem

    Cláudio da Silva

    Sou Pedagogo e Biólogo e atualmente trabalho na Escola Brasileira Professor Kawase - Hiro Gakuen (Ogaki - Japão).

    My Tumblr pictures
    My Youtube Chanel
    Protected by Copyscape Web Copyright Checker
    Edublogosfera.com.br
    Aprenda Aqui


    Archives

    February 2015
    December 2014
    November 2014
    August 2014
    July 2014
    May 2014
    April 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    February 2013
    January 2013
    December 2012
    November 2012
    October 2012

    Categories

    All
    Água
    Ambientes Aquáticos
    Animais
    Animais Em Extinção
    Atividades Em Sala De Aula
    átomo
    Ciências
    Diversidade
    Ecossistemas
    Educação Ambiental
    Educação Artística
    Educação No Japão
    Ensino Fundamental
    Ensino Médio
    Fotossíntese
    Germinação
    Intercâmbio Cultural
    Interdisciplinaridade
    Lixo
    Meio Ambiente
    Microorganismos
    Origami
    Plantas
    Quarto Ano
    Quinto Ano
    Segundo Ano
    Sexto Ano
    Terceiro Ano

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.