Veja a Primeira Etapa deste projeto AQUI!
Durante uma apresentação sobre a função dos frutos para as plantas, eles manipularam e observaram, como exemplo prático, algumas laranjas baianas e uma grapefruit, que haviam sido trazidas para a sala de aula.
Foi solicitado aos alunos perceberem que o odor da casca das duas laranjas eram bem distintos, além das suas cores e texturas. Cortamos os frutos e eles também puderam comparar o gosto adocicado e azedo da laranja baiana, que contrastava com o amargo da grapefruit, que muitos deles não gostaram de experimentar.
Utilizando estes exemplos, aproveitou-se para explicar que existem diversas variedades de laranjas, além do fato de que estes frutos são originários da Ásia e são ricos em vitamina C.
Observamos ainda as sementes de algumas laranjas, reforçando a idéia de que o fruto é uma estrutura que protege a semente.
Utilizando sementes de feijão, milho e pimenta vermelha, os alunos montaram um experimento para observarem a germinação destas plantas.
Geralmente utilizo algodão para montar estes experimentos, mas desta vez resolvi utilizar um “Plant Pot” (pote de platio), que encontrei em uma loja aqui no Japão. Trata-se de um vasinho feito de um material orgânico, que aumenta de volume quando colocado na água.
Depois, basta colocar as sementes dentro dele e ir regando todos os dias até que elas germinem.
Expliquei também que além das sementes, muitas plantas podem dar origem a outra planta através de outras estruturas como parte das raízes, galhos e até mesmo de folhas.
Para que eles pudessem visualizar isso, trouxe para a escola uma cenoura que estava começando a germinar, a qual plantamos em um vaso na sala de aula para acompanharmos seu desenvolvimento.
Após todas estas atividades, os alunos ainda preencheram um pequeno relatório, registrando suas observações e opiniões sobre as atividades das quais participaram.
Os alunos ficaram curiosos e passaram a observar os experimentos todos os dias, buscando registrar o que estava ocorrendo, acompanhando após uma semana a germinação da semente de feijão e o desenvolvimento da cenoura.
Veja mais fotos destas atividades: