Confira neste post algumas imagens das atividades e experimentos, desenvolvidos pelos meus alunos, durante a Feira de Ciências da Escola Brasileira Hirogakuen, localizada na cidade de Ogaki, província de Gifu, no Japão.
A Feira de Ciências é um momento de grande liberdade, onde os alunos podem elaborar e apresentar propostas de intervenções, utilizando os conhecimentos desenvolvidos na escola, além de possibilitar um contato mais direto com a descoberta através do método científico.
Neste sentido, projetos como este despertam nos alunos o interesse pela produção científica, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar.
Eventos como este são extremamente importantes ao aprendizado, pois a prática da pesquisa no cotidiano escolar permite que o aluno se veja como produtor de conhecimento e não apenas espectador do mesmo, estimulando-o a aprender a aprender.
A pesquisa científica vivenciada no cotidiano escolar desperta o gosto pelo saber. Quando um aluno é desafiado a construir um projeto utilizando a pesquisa científica, vai existir uma quebra de paradigma na estrutura educacional, pois o professor deixará de ser um expositor de informações e passará a ser um orientador de todo processo.