Mundo de Smith
  • Home
  • About me
  • Vídeos
  • Projetos Educativos

Estudo do Meio: Museu de Insetos

11/21/2014

0 Comments

 
Alunos de uma escola brasileira no Japão participam de uma atividade de Estudo do Meio, visitando um Museu dos Insetos e aprendendo a utilizar o transporte público japonês.
Imagem
Placa da entrada do Museu de Insetos de Nawa
O desenvolvimento de práticas, fora dos limites dos muros escolares, quando bem planejadas, podem empolgar e contribuir muito ao aprendizado dos alunos. Elas permitem o contato com uma dimensão da realidade que não pode ser acessada pelos livros didáticos, ou em apresentações em sala de aula.
O simples fato de “estar do lado de fora da escola”, instiga a curiosidade dos alunos e promove a motivação e o interesse pela exploração e descobertas.
O Estudo do Meio também é uma atividade util ao professor, pois permite que ele compreenda e organize os conteúdos, dos diversos conhecimentos selecionados para serem ensinados no currículo escolar e, ao mesmo tempo, expanda à possibilidade para a produção de novos conhecimentos, numa elaboração contínua do currículo escolar (Lopes & Pontuschka, 2009).

Imagem
Alguns do inúmeros besouros da coleção do museu
Durante as aulas de Ciências, quando trabalhávamos o tema referente ao mundo dos invertebrados, planejamos desenvolver um Estudo do Meio organizando uma visita a um Museu de Insetos localizado na cidade de Gifu, no Japão.
A estruturação desta atividade não considerou apenas o tema elencado, mais também os sujeitos envolvidos no processo pedagógico: nossos alunos.
No Japão não é difícil encontrar, dentro nas escolas brasileiras, alunos que pouco ou nunca tiveram a oportunidade de utilizar algum meio de transporte público local. Apesar do serviço oferecido por trens e ônibus serem de excelente qualidade, por diversos fatores, socioculturais e/ou econômicos, muitas famílias preferem utilizar transporte particular.
Assim, optamos por fazer todo o trajeto até o Museu utilizando o transporte público, proporcionando, desta forma, uma experiência diferente aos nossos alunos. O passeio incluiu um trajeto de trem, do município de Ogaki (onde a escola está localizada) até a Estação Ferroviária de Gifu e, a partir deste local, pegamos também um ônibus até o Museu. O percurso total foi de aproximadamente 1 hora.
Ensinamos os alunos a comprarem suas próprias passagens, utilizando as máquinas de bilhetes e também como ler as tabelas de horários existentes na estação.


A caminho do Museu de Insetos:

Esperando o trem na Estação de Ogaki.
No trem
No ônibus.
No Museu observamos a fantástica coleção do Nawa Insect Museum, que conta com aproximadamente 18.000 espécies diferentes, entre as quais encontram-se animais de todos os continentes, inclusive diversos insetos brasileiros.
A instituição foi fundada pelo pesquisador Yasushi Nawa, em 1896, como “Nawa Insect Research Center” (Centro de Pesquisa de insetos de Nawa). Yasushi Nawa foi o descobridor da borboleta-de-gifu (Luehdorfia japonica) e, por seu envolvimento com os invertebrados, ganhou o carinhoso apelido de “Homem dos insetos” (Insect man). Em 1919 o Centro de Pesquisas foi rebatizado para “Nawa Insect Museum”, tornando-se assim o primeiro museu de insetos de todo o Japão.
Além dos animais preservados, existem no local diversas espécies mantidas vivas como lagartas de borboletas, insetos aquáticos, besouros, gafanhotos, louva-deuses, baratas, grilos e bichos-pau.
Imagem
Barata-d'água viva, no Museu de Insetos.
Os alunos ficaram encantados com as diversas formas, cores e tamanhos dos animais.
Avaliando o passeio, considerando a forma de transporte utilizada e a exploração do Museu, acreditamos que o Estudo do Meio foi um sucesso, pois permitiu que os alunos verificassem de forma concreta, o aprendizado desenvolvido em sala de aula, além de ampliar a visão do ambiente onde vivem no Japão.
Após o retorno a escola, a atividade foi retomada em sala de aula, através do desenvolvimento de relatórios e atividades artísticas relacionados ao tema estudado.
Veja a seguir algumas fotos do nosso Estudo do Meio.



Referências:

LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina) v. 18, n. 2, 2009. Disponível em [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/
0 Comments



Leave a Reply.

    Imagem

    Cláudio da Silva

    Sou Pedagogo e Biólogo e atualmente trabalho na Escola Brasileira Professor Kawase - Hiro Gakuen (Ogaki - Japão).

    My Tumblr pictures
    My Youtube Chanel
    Protected by Copyscape Web Copyright Checker
    Edublogosfera.com.br
    Aprenda Aqui


    Archives

    February 2015
    December 2014
    November 2014
    August 2014
    July 2014
    May 2014
    April 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    February 2013
    January 2013
    December 2012
    November 2012
    October 2012

    Categories

    All
    Água
    Ambientes Aquáticos
    Animais
    Animais Em Extinção
    Atividades Em Sala De Aula
    átomo
    Ciências
    Diversidade
    Ecossistemas
    Educação Ambiental
    Educação Artística
    Educação No Japão
    Ensino Fundamental
    Ensino Médio
    Fotossíntese
    Germinação
    Intercâmbio Cultural
    Interdisciplinaridade
    Lixo
    Meio Ambiente
    Microorganismos
    Origami
    Plantas
    Quarto Ano
    Quinto Ano
    Segundo Ano
    Sexto Ano
    Terceiro Ano

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.