Mundo de Smith
  • Home
  • About me
  • Vídeos
  • Projetos Educativos

O lixo no Japão

10/14/2012

3 Comments

 

Oficina "O Lixo que dá Certo"

Picture
Segundo ALMEIDA et. al. (2011), o lixo é algo instituído historicamente na vida do ser humano e que varia de acordo com a cultura que o gera, assim como, também, recebe tratamento simbólico e diferenciado de acordo com o grupo social que o manipula.
No Japão, a coleta de lixo domiciliar é bastante complexa, havendo inúmeras categorias de separação e diferentes dias de coleta, para tudo que é dispensado, as quais muitos estrangeiros não respeitam. O lixo é considerado responsabilidade individual e cabe a cada cidadão a incumbência de separá-lo, acondicioná-lo e descartá-lo corretamente. Assim, existem dias certos, durante a semana, para jogar o lixo plástico, metálico, vidros, etc. Os materiais de grande porte como os eletrodomésticos acarretam um problema adicional - é preciso pagar uma taxa específica e notificar ao órgão público responsável, para que seja devidamente recolhido. Este sistema é um tanto confuso para alguém recém chegado ao país, ainda mais para os brasileiros que, muitas vezes provém de regiões onde nem mesmo existem coletas seletivas. Em algumas cidades, nos bairros, onde os estrangeiros são numerosos, há maior possibilidade de encontrarmos lixo amontoado de forma irregular, que ali permanece durante meses, entulhado, até que a prefeitura decida fazer a sua coleta.


Picture
Placas alertando sobre o lixo (Cidade de Kaizu, Província de Gifu - Japão)
    Este comportamento não se adéqua ao padrão japonês, de maneira que constantemente, espalham cartazes em português nestes locais, alertando sobre a forma correta de se jogar o lixo.
    Numa sociedade onde o consumismo desenfreado é uma moda seguida cegamente por todos, onde é fácil comprar, não existe espaço para a reutilização e tudo que é abandonado ao ar livre, ali permanece, não importando se esteja estragado ou em perfeitas condições de uso. As casas de consertos de equipamentos usados são raras e até mesmo inexistentes em muitas regiões e algo usado, dificilmente será comprado por outra pessoa. Tristemente, os brasileiros se adaptam rapidamente a esta forma de vida, comprando produtos novos e se desfazendo dos antigos, que muitas vezes vão direto para o lixo.

Picture
Esta Oficina, desenvolvida com alunos do Quinto Ano do Ensino Fundamental na Escola Hiro Gakuen em Ogaki - Japão, se propôs, a partir da utilização de atividades, com linguagem verbal e não verbal, a interpretação e construção do conhecimento sobre resíduos sólidos domiciliares e a problemática ambiental decorrentes da sua produção e destinação. Como produção final, o projeto visou a confecção de um livro coletivo e folhetos informativos sobre um olhar dos alunos para o lixo no Japão. Os conceitos aqui envolvidos foram direcionados para uma análise mais localizada, ou seja, dentro da realidade vivida por estas crianças, no Japão, tendo como objetivos específicos:

  • Assistir ao filme Ilha das Flores, procedendo durante e posteriormente a projeção, um debate crítico das imagens, linguagem e conteúdos apresentados, situando esta obra cinematográfica em seu tempo e espaço social;
  • Participar de um debate sobre conceitos, produção e destinação dos resíduos sólidos, compreendendo os problemas ambientais e risco a saúde que o lixo pode acarretar a sociedade.
  • Ler e compreender textos relacionados ao tema proposto;
  • Desenvolver textos coletivos abordando e sintetizando o tema trabalhado,
  • Divulgar todo o processo de aprendizado gerado durante a construção e reconstrução do tema trabalhado, socializando-o com os alunos de outras séries da escola.
Picture
Picture
Durante o transcorrer da oficina, observou-se que o estímulo da curiosidade dos alunos foi de suma importância para o sucesso das etapas desenvolvidas.  A partir destas atividades eles passaram a questionar mais e mais sobre o lixo, o que nos levou a agendar uma visita a empresa responsável pela coleta e destino do lixo da cidade de Ogaki: o Clean Center (usina de incineração de lixo).
    Também notou-se que os conceitos, a partir do momento que eram construídos coletivamente, passavam a serem incorporados e utilizados pelos educandos de forma expontânea, o que pode ser claramente observado nas produções textuais elaboradas neste trabalho.
    O uso de diferentes linguagens, valendo-se dos diversos recursos utilizados, permitiu que os alunos interagissem de forma mais dinâmica pois, as múltiplas linguagens utilizadas foram vivenciadas e utilizadas de forma articulada, oferecendo um sentido, de forma crítica, à aprendizagem do tema escolhido.



Referências:

ALMEIDA, A. P. K.; DA SILVA, A. S. B.; CAMPOS, F. L. S. A Construção Social do Lixo: Uma Análise das Representações Sociais em Torno do Assunto no Município de Messias Targino (RN). In: 3rd. International Workshop Advances in Cleaner Production. São Paulo , Brazil, May 18th- 20th– 2011.

3 Comments
Dorli da Silva Ramos link
11/8/2012 10:30:25 pm

Excelente aula para os japoneses, pois aqui no Brasil, aulas de conscientização são dadas e não adiantam nada, pois aqui tudo pode.
Dorli

Reply
Simonha link
7/17/2013 11:34:01 am

Belíssimo trabalho sobre o lixo...
Nesta escola só estudam brasileiros, é isto?
Vou pensar na proposta de correspondência entre nossos alunos... é interessante...
Entramos em recesso escolar amanhã e retornamos dia 05/08.
Abraço!

Reply
francisca
5/19/2014 02:01:42 am

Quando a educação ambiental for levada à sério no Brasil, e cada cidadão tenha aceitado a responsabilidade em relação ao lixo que ele produção, então poderemos dizer que estaremos dando passos significativos na questão ambiental.

Reply



Leave a Reply.

    Imagem

    Cláudio da Silva

    Sou Pedagogo e Biólogo e atualmente trabalho na Escola Brasileira Professor Kawase - Hiro Gakuen (Ogaki - Japão).

    My Tumblr pictures
    My Youtube Chanel
    Protected by Copyscape Web Copyright Checker
    Edublogosfera.com.br
    Aprenda Aqui


    Archives

    February 2015
    December 2014
    November 2014
    August 2014
    July 2014
    May 2014
    April 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    February 2013
    January 2013
    December 2012
    November 2012
    October 2012

    Categories

    All
    Água
    Ambientes Aquáticos
    Animais
    Animais Em Extinção
    Atividades Em Sala De Aula
    átomo
    Ciências
    Diversidade
    Ecossistemas
    Educação Ambiental
    Educação Artística
    Educação No Japão
    Ensino Fundamental
    Ensino Médio
    Fotossíntese
    Germinação
    Intercâmbio Cultural
    Interdisciplinaridade
    Lixo
    Meio Ambiente
    Microorganismos
    Origami
    Plantas
    Quarto Ano
    Quinto Ano
    Segundo Ano
    Sexto Ano
    Terceiro Ano

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.