Mundo de Smith
  • Home
  • About me
  • Vídeos
  • Projetos Educativos

Oficina: "Arte-Ambiental"

10/14/2012

1 Comment

 

Releitura da Obra: Peixe Dourado de Paul Klee

    A Oficina Criação Arte-Ambiental procurou, a partir dos conteúdos apresentados nas aulas de Ciências, utilizar o trabalho da releitura de uma obra de arte como ferramenta didática na sedimentação dos conceitos estudados nesta disciplina.
    Através da expressão artística foram discutidas e interpretadas informações relacionadas a biologia dos peixes. Além destes objetivos, a oficina buscou identificar, interpretar, apreciar e contextualizar culturalmente a obra de um artista, neste caso a obra Peixe Doruado de Paul Klee.
    O público-alvo deste projeto foram 10 alunos do Segundo Ano do Ensino Fundamental I da Escola Brasileira Professor Kawase - Hiro Gakuen, localizada da cidade de Ogaki, província de Gifu no Japão.
    Para esta atividade foram utilizados folhas de papel sulfite branco A4, Giz de cera e lápis de cor, folhas de papel origami coloridos, tesouras e cola.
    Além dos materiais citados acima, foram impressos 4 figuras da obra Peixe Dourado de Paul Klee para que os alunos pudessem observá-las enquanto realizavam a oficina, além de fotos de vários peixes.
Picture
PAUL KLEE Peixe Dourado (1925)
    Optou-se trabalhar com o artista Paul Klee por suas obras possuírem traços de fácil observação e cores vibrantes, que captam a atenção das crianças.
    Após uma breve introdução sobre os conteúdos de ciências, os alunos apreciaram as figuras de diversos peixes coloridos e, procurando mergulhar num imaginário mais abstrato, foi sugerido que eles tentassem dizer o que as cores daqueles peixes representavam.
    Alguns alunos sugeriram que estas cores eram frutos da alegria destes seres, outros sugeriram que elas eram assim pois, os peixes, eram como enfeites na água, uma forma de tornar os mares, rios e lagos mais bonitos. Foi então ressaltado que a natureza é realmente bela e que “este” era um motivo muito importante para que ela fosse preservada.
    Após a apresentação inicial, procedeu-se a apreciação da obra escolhida para releitura. Durante este momento, foi contado um pouco da história deste artista e discorrido sobre as técnicas que ele utilizava na concepção de seus trabalhos: o uso das cores vibrantes e a criação de figuras únicas que, quando se tratavam de seres vivos, ele praticamente criava seus próprios animais e plantas, como o peixe mágico presente na obra com suas barbatanas escarlates e um olho que parece uma flor rosada.

Picture
Neste momento, as crianças puderam fazer suas próprias descrições da obra de forma oral e colaborativa.  Entre as observações, estavam por exemplo, a explicação do porque a água ao redor do peixe parece tão escura na obra de Klee: “estava anoitecendo e todos os peixes estavam indo dormir (Bruno – 7 anos)”; “O rio estava bastante poluído e os peixinhos estavam indo embora, fugindo da sujeira na água (Rebeca – 8 anos)” ou ainda  “ele pintou assim porque queria que o peixe amarelo aparecesse mais, ficasse bem bonito assim... (Diogo – 7 anos)”.
    Foi um momento intenso, todos queriam propor idéias, concordar ou discordar do que estava sendo exposto.
    O próximo passo foi a produção de um trabalho com características da obra analisada. Para tanto, procedeu-se uma breve descrição dos materiais selecionados para a confecção de seus trabalhos, procurando apresentar formas da utilização e técnicas para a pintura. Foi chamado a atenção para o uso de cores vibrantes e como destacar as figuras sobre o fundo que eles iriam criar.
    As cores a serem utilizadas ficou a critério de cada aluno e, desta forma, cada um criou um fundo para seu trabalho.


      Com o fundo pronto, foi explicado que o peixinho principal do trabalho seria confeccionado de Origami e foi solicitado para que eles escolhessem a cor do papel de sua preferência, sempre analisando a tonalidade que melhor se destacaria sobre o fundo pintado.
    Junto com os alunos, passo a passo, foi confeccionado o origami do peixinho e cada um fez o seu e colou no desenho.
Picture
Picture
Picture
Finalizado o trabalho, cada aluno apresentou seu trabalho e explicou um pouco sobre as cores que utilizou e o que queriam demonstrar em sua obra.
Foi também feita uma avaliação da atividade onde todos demonstraram-se contentes com a proposta e solicitaram para que na próxima aula, fizéssemos outra atividade parecida. A oficina demonstrou-se uma ferramenta importante onde a linguagem artística pode ser utilizada como ferramenta na captura da atenção e estímulo dos alunos no aprendizado de conceitos de Ciências.

Picture
1 Comment
Clark Souza
11/12/2021 06:50:26 am

Meu amigo me indicou um programa que ele utiliza para monitorar o filho dele, achei interessante e instalei no celular de meus filho e me surpreendi com o funcionamento e as funções que o programa oferece é muito bom recomendo muito. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-escuta-ambiente

Reply



Leave a Reply.

    Imagem

    Cláudio da Silva

    Sou Pedagogo e Biólogo e atualmente trabalho na Escola Brasileira Professor Kawase - Hiro Gakuen (Ogaki - Japão).

    My Tumblr pictures
    My Youtube Chanel
    Protected by Copyscape Web Copyright Checker
    Edublogosfera.com.br
    Aprenda Aqui


    Archives

    February 2015
    December 2014
    November 2014
    August 2014
    July 2014
    May 2014
    April 2014
    February 2014
    January 2014
    December 2013
    November 2013
    October 2013
    August 2013
    July 2013
    June 2013
    May 2013
    February 2013
    January 2013
    December 2012
    November 2012
    October 2012

    Categories

    All
    Água
    Ambientes Aquáticos
    Animais
    Animais Em Extinção
    Atividades Em Sala De Aula
    átomo
    Ciências
    Diversidade
    Ecossistemas
    Educação Ambiental
    Educação Artística
    Educação No Japão
    Ensino Fundamental
    Ensino Médio
    Fotossíntese
    Germinação
    Intercâmbio Cultural
    Interdisciplinaridade
    Lixo
    Meio Ambiente
    Microorganismos
    Origami
    Plantas
    Quarto Ano
    Quinto Ano
    Segundo Ano
    Sexto Ano
    Terceiro Ano

    RSS Feed

Powered by Create your own unique website with customizable templates.