Já no primeiro bimestre, apresentamos aos pequenos a célula: a menor unidade viva que compõe os seres vivos, um conceito bastante abstrato se considerarmos que ela é invisível aos nossos olhos. Além disso, eles aprendem também que a célula não somente compõe os seres pluricelulares (as plantas e animais), como também existem seres microscópicos formados por uma única célula: os microorganismos, representados pelas bactérias, fungos, algas e protozoários, que aparecem aqui como seres que podem causar doenças ou serem utilizados pelo homem em inúmeras atividades como na fabricação e produção de alimentos.
Visando contextualizar as informações sobre a utilização dos seres unicelulares na produção de alimentos, foi desenvolvida uma atividade prática, onde os alunos puderam participar e observar a fabricação de pão caseiro com a utilização de fermento biológico.
Para o desenvolvimento deste pequeno projeto, além de uma expositiva sobre o assunto, os alunos participaram de uma apresentação elaborada em Power Point e intitulada: “Os Seres Invisíveis”. Nesta apresentação, eles conferiram fotografias de protozoários e bactérias e também conheceram alguns dos alimentos que consumimos no nosso dia-a-dia que possuem uso direto ou indireto de microorganismos em sua fabricação.
Os aspectos sanitários, referentes a conservação dos alimentos, bem como na prevenção de intoxicações alimentares, também foi trabalhado visando prepara-los para a atividade prática de panificação.
Selecionou-se também uma aula para o conhecimento da história do pão, desde os tempos mais remotos, que foi apoiada em um texto retirado do site PADARIA CASEIRA. Nesta atividade, analisamos o texto e conversamos um pouco mais sobre o fermento biológico e sua importância, principais características e ação na massa do pão.
Material didático da atividade em PDF:
|
|
Eles receberam neste dia um pequeno guia, para que pudessem tomar notas da receita, observar passo-a-passo a experiência e relembrar alguns conceitos que havíamos estudado nas atividades anteriores.
A realização deste projeto foi muito produtiva para o aprendizado dos alunos. Notou-se uma grande motivação pelo desenvolvimento de todas as etapas e uma intensa curiosidade, representada principalmente pelos inúmeros questionamentos, apresentados durante as nossas aulas.
Segue abaixo algumas das fotos elaboradas durante a atividade de panificação.